terça-feira, 8 de julho de 2014

Abertas inscrições para visitas guiadas a cemitério




principal     
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
As visitas guiadas ao Cemitério São Francisco de Paula, em Curitiba, realizadas gratuitamente desde o ano passado, entraram para o calendário fixo devido ao grande interesse popular. As inscrições para as edições do mês de julho estão abertas.
As visitas estão marcadas para os dias 9 e 19, às 9 horas, e no dia 23, às 14 horas. Cada turma tem 35 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo email mase@smma.curitiba.pr.gov.br. A cicerone é a pesquisadora Clarissa Grassi, presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.
“O Cemitério São Francisco de Paula, inaugurado em dezembro de 1854, tem um grande potencial cultural, artístico e histórico para se transformar em um novo ponto turístico da capital”, comenta Clarissa.
Relações públicas e fotógrafa, Clarissa é autora do livro “A Arte no Silêncio”, lançado em 2006, quando o Cemitério Municipal completou 152 anos.
Arte e história
Durante duas horas da visita guiada, a pesquisadora revela aos visitantes detalhes da simbologia das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de gente comum.
Nas alamedas do cemitério, restos mortais de diferentes épocas colocam lado a lado nomes que tiveram destaque na Revolução Federalista, renomados produtores de erva-mate, personalidades como Trajano Reis, Barão do Serro Azul, João Gualberto, nobres e importantes políticos e religiosos do Paraná.
Segundo Clarissa, o túmulo da mártir local Maria Bueno, assassinada num crime passional em 1893, é o campeão de visitas. “Recebe mais de cem pessoas por dia”, diz.
Ela comenta que em várias cidades do mundo os cemitérios fazem parte da lista de monumentos e pontos turísticos mais visitados. Como exemplo, cita o Père Lachaise, de Paris, onde estão sepultadas celebridades como Edith Piaf, Allan Kardec e Jim Morrison. “É o quarto local mais visitado pelos turistas que vão a Paris, lembrando que o Museu do Louvre e a Torre Eiffel estão na mesma cidade”, diz Clarissa.
Curitiba possui quatro cemitérios municipais: São Francisco de Paula, Boqueirão, Santa Cândida e Água Verde. O São Francisco de Paula é o mais antigo, com aproximadamente 5.745 túmulos e 75.042 sepultados. Está localizado no bairro São Francisco.
Próximas visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Dias 9 e 19, às 9 horas, e dia 23, às 14 horas.
35 vagas por turma
Inscrições gratuitas pelo email mase@smma.curitiba.pr.gov.br.
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/abertas-inscricoes-para-visitas-guiadas-a-cemiterio/33451#.U7xGnLV3iUA.facebook