quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sabedoria Lakota,o siguinificado de estar em circulos

Dia de Combate a Intolerância Religiosa será marcado por palestras

O Brasil todo está articulado e em sintonia ao combate a este tão audacioso preconceito de um modo geral...Seja mais um a entrar nesta "Ciranda da Paz!"
Este é um momento ímpar!
Ontem no Estado da Paraíba vários foram os movimentos,
...
Em João Pessoa-PB participamos de dois...O primeiro foi no Busto de Tamandaré na bela Praia de Tambaú, onde participamos ativamente de um café da manhã partilhado com toda a nossa diversidade num diálogo muito importante entre lideranças culturais religiosas entre pastores e padres, Babalorixás e Mãe de Santo, Representantes do Espiritismo; Judaísmo; Islamismo, Fé Baha'I; Indígenas e Hinduísmo...E representantes de vários segmentos da sociedade destacando à diversidade de um modo em geral. Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa VIDELICET da UFPB, tendo como coordenador o Professor Carlos André Cavalcanti das Ciências das Religiões e a Professora Ana Paula Cavalcanti.
Ao sairmos de lá fomos participar de outro movimento na OAB, com a mesma conotação de combate a esta tão maliciosa intolerância e falta de respeito principalmente com as pequenas religiões. Tivemos nesse momento com uma mesa redonda da diversidade e várias foram as discussões com um único objetivo que é SER RESPEITADO. E durante toda semana serão feitas manifestações de repúdio à este desrespeito provocado por uma parcela da sociedade.
Vamos construir a PAZ e dividir o AMOR.

20 de Janeiro de 2015

Dia de Combate a Intolerância Religiosa será marcado por palestras

Dia de Combate a Intolerância Religiosa será marcado por palestras
Respeitar o pluralismo religioso e fortalecer o exercício do direito a liberdade de expressão é um dos principais objetivos da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, que acontece nesta quarta-feira (21), na Capital. Já na sexta-feira (23), às 15h, acontecerá uma caminhada no Parque Solon de Lucena, a Lagoa, em alusão a data comemorativa.

O evento foi organizado pelo Fórum de Diversidade Religiosa da Paraíba e pela Comissão de Promoção à Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O coordenador de Promoção à Igualdade Racial, Nivaldo Pires Carneiro da Cunha destacou a importância do evento. “É preciso respeitar o pluralismo religioso. Vivemos em um país de estado laico e a liberdade religiosa é direito fundamental dos cidadãos. Portanto, todos deveriam poder exercer esse direito igualmente e ninguém deveria ser perseguido por suas crenças. O não conhecimento gera preconceito e discriminação. Na antropologia se diz que cada povo explica se por si só, por isso não se pode julgar por suas crenças”, disse.

Nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, será realizada uma palestra sobre o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, no auditório da OAB/PB, na Rua Rodrigues de Aquino, Centro da Capital. No período da tarde, a partir das 15h, no mesmo local, será realizada uma audiência pública sobre o desrespeito a diversidade religiosa com a presença de representantes do poder público municipal e estadual.

Já na sexta-feira (23) acontecerá a II Caminhada de Combate a Intolerância Religiosa. A Concentração acontece no Parque Solon de Lucena (Lagoa). De lá, os participantes seguem para a Praça João Pessoa onde acontece um ato público e em seguida para o Ponto de Cem Reis. No local, acontecerão apresentações de diversos segmentos religiosos.

Importância – O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, foi criado em 2007. A data marca a passagem da morte da yalorixá Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda. A líder religiosa passou por uma série de complicações após ter sido atacada pelo jornal Folha Universal da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1999, vindo a falecer no ano seguinte. Na matéria, a yalorixá foi tratada como “charlatã” e “macumbeira”.

Após o ocorrido, a família da vítima encampou uma luta jurídica em busca de punição para os culpados, obtendo êxitos e enfrentando alguns revezes, como a redução do valor inicialmente fixado para a indenização. O caso se tornou um emblema da luta contra a intolerância religiosa.

Programação: Dia 21 de Janeiro de 2015 Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa Palestra e Debate. Local: Auditório da OAB-PB Horário: 9h Audiência pública Local: Auditório da OAB-PB Horário: 15h Dia 23 de Janeiro de 2015 II Caminhada de Combate à Intolerância Religiosa e Respeito à Diversidade Religiosa Local: Concentração no Anel Interno da Lagoa, em João Pessoa. Horário: 15h. Trajeto: Lagoa do Parque Solon de Lucena - Praça dos 03 Poderes - Ponto de Cem Réis. Encerramento com ato público às 17h
http://pbagora.com.br/conteudo.php?id=20150120171811
 

DIREITOS HUMANOS, SEGUNDO ZIRALDO

Olha ai uma pesquisa básica da professora Karin  no seu blog http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com.br/2015/01/a-historia-nos-ensina-muita-coisa.html quem ministra essa disciplina deveria tê-lo como leitura de cabeceira ,virtualmente!

A História nos ensina muita coisa.


Confira este material que está no site Dia a dia educação, é um material maravilhoso que pode ser trabalhado para iniciarmos as atividades com Ensino Religioso, segue aqui uma palha de 2 páginas e uma página para aguçar sua curiosidade...

"Uma  delas é que as pessoas já tiveram que viver em tempos e lugares onde só valia a lei do mais forte.
Essas pessoas não tinham nenhuma segurança. Corriam risco de vida. Não tinham garantias de conseguir comida e água; não tinham lugar para morar; eram impedidas de entrar ou passar por certos lugares; não podiam trabalhar; não podiam aprender a ler; não podiam dizer o nome de seus deuses; eram desrespeitadas só por causa de sua origem ou raça.
Sofriam isso e muito mais!"